Arquivos
- Artigo sobre “O Contrato didático na aula universitária” (UFMG, 2020), publicado em parceria com as Professoras Ms. Denise Zanon e Dra. Viviane Bagio. Confiram! Abraço.
- Desenvolvimento profissional da docência universitária: experiências em duas universidades públicas brasileiras (Maiza Althaus e Wanda Pacheco dos Santos. Universidade de Lisboa)
- Relações entre o ensino e a avaliação na docência universitária (Maiza Althaus, Universidade do Porto, Portugal)
- Mapa conceitual sobre Habilidades de Ensino (por Viviane Bagio – UEPG)
- Abandonar a narrativa em sala de aula (Marco Moreira)
- Aprender, conhecer, ensinar: ressignificando conceitos para a docência universitária (Maiza Althaus)
- Docência universitária: experiência com mestrandos em Ciências Farmacêuticas
- Portfólio na prática pedagógica universitária
- Seminário como estratégia de ensino
- Ebook O professor mediador
- Roteiro elementos do plano de aula
- Quadro sobre Metodologias ativas
- Problematização e Metodologias ativas
- Painel com Interrogadores
- Roteiro plano aula concurso carreira docente UEPG
- Roteiro elementos do plano de aula
- António Nóvoa: aprendizagem não é saber muito
- Mapa conceitual sobre Habilidades de Ensino (por Viviane Bagio – UEPG)
- Seminário na aula universitária (ZANON; ALTHAUS)
- Rubricas de Autoavaliação: imprimir e levar na aula de 07/06/2017
- Professor Dr. Miguel Zabalza fala sobre a pressão da produção científica na docência universitária.
Sugestões de vídeos para complementar a formação pedagógica
Entrevista com o Professor Dr. Lee Schulman: desenvolvimento de docentes
Active learning (aprendizagem ativa): assistam este vídeo da Universidade McGill
Já ouviu falar em “Aprendizagem baseada em equipes”? Conheçam neste vídeo sobre “Team based learning”, metodologia desenvolvida na Virginia Commonwealth University:
Team-based Learning in the School of Pharmacy at VCU (Aprendizagem baseada em equipes)
Arquivos sobre as PRÁTICAS EM DOCÊNCIA desenvolvidas pela turma de 2017, com o desenvolvimento de Metodologias Ativas. Aqui disponibilizamos os Planos de Aulas e também os Textos que apresentam a Metodologia que foi adotada no ensino de Ciências Farmacêuticas:
Ensinar na graduação por meio do PEER INSTRUCTION (Instrução entre pares)
Planejando a aula na graduação por meio do PEER INSTRUCTION
Ensinar na graduação por meio do PAINEL INTEGRADO
Planejando a aula na graduação por meio do PAINEL INTEGRADO
Ensinar na graduação por meio do GV.GO
Planejando a aula na graduação por meio do GV.GO
Artigo publicado sobre METODOLOGIAS ATIVAS (ALTHAUS; BAGIO, 2017)
Links para os artigos publicados