OBJETIVO:
Ressignificar os sentidos da docência universitária, por meio dos pressupostos das metodologias de ensino numa concepção ativa, colaborativa e complexa, na perspectiva da diferenciação pedagógica.
TEMAS A SEREM ABORDADOS:
- Metodologias de ensino na sala de aula: as vozes dos estudantes e dos professores universitários atuantes em diferentes cursos de graduação e pós-graduação.
- Para pensar em metodologias de ensino, é preciso questionar as concepções de conhecimento: quais as possibilidades e os limites do ensino como transmissão do conhecimento (pela via da aula expositiva) no ensino universitário? Como ressignificar os procedimentos/métodos/estratégias de ensino para o planejamento da aula universitária numa perspectiva ativa, colaborativa e complexa?
- Estratégias para diferenciar o ensino na docência universitária: uma discussão necessária para revitalizar nossas práticas pedagógicas.
PÚBLICO ALVO:
Professores Universitários e alunos de Programas de Pós-Graduação.
TEMPO PREVISTO PARA ESTA PALESTRA:
2 horas de duração.
Palestra proferida na UNICENTRO (Irati- Paraná) pelo Programa ENTREDOCENTES, coordenado pela Professora Dra. Wanda Pacheco Santos.
Tema da palestra: Metodologias de ensino e a diferenciação pedagógica na aula universitária
Confira aqui alguns momentos da palestra em minha página no Facebook: