Artigo:

Althaus, Maiza Taques Margraf ; Zanon, Denise Puglia ; Gebeluca, Maristella de Fátima; Bagio, Viviane Aparecida; Campagnoli, Karina Regalio . AS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO DE UMA EGRESSA: UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA SUPERIOR. In: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: Sociedade Civil, Estado e Políticas Educacionais 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 4, p. 38-47.
https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/45363

Palestra: Os desafios da Docência Universitária no ensino não presencial emergencialConvidado: Prof. Dr. Miguel Angel Zabalza – Universidade de Santiago de Compostela/Espanha :

http://www.segrad.ufscar.br/news/estao-disponiveis-os-link-de-transmissao-das-atividades-do-x-segra

 

*************************************************************************************

Aqui eu compartilho também alguns links com minhas sugestões de leituras, filmes e entrevistas para aprimorar nossa formação:

Reflexão do Papa Francisco sobre a arte de educar

Conheçam a Professora Dra. Maria do Céu Roldão (de Portugal), autora que discute, com propriedade, sobre o ENSINO, objeto de estudo da Didática.

Leiam a entrevista realizada com um excelente pesquisador: Fernando Becker. Para Becker, “as escolas devem mirar uma didática em que o aluno saia da condição de copista e repetidor e se transforme em ator e protagonista.”

Conhecimento e ensino, por Lee Shulman

O que é ensinar, por Paul Hirst

Visitem a página do Professor Dr. Nilson José Machado (USP): excelentes materiais para estudo, leitura, pesquisa

Visitem a página do Professor Dr. Celso Vasconcellos: pesquisador na área da Didática

Cadernos de Pesquisa (dez 2017) tema: Didática e formação de professores. Recomendo a leitura!

Minhas sugestões sobre diferentes Procedimentos/Estratégias/Metodologias de ensino:

Metodologias ativas (ALTHAUS; BAGIO, 2017). Artigo publicado pela UFMG.

Livro Didática autoras ALTHAUS ZANON 2009

Estratégia Fishbowl

Metodologia da problematização

Sala de aula invertida

PEER INSTRUCTION

Painel Integrado Profa Maiza Althaus

Roteiro de Plano de aula Profa Maiza

 


Sugestões de vídeos  (que contribuem para o aprofundamento dos nossos estudos em Didática)

A pesquisadora da Universidade de Stanford, Rachel Lotan, fala sobre a heterogeneidade das turmas na gestão da sala de aula. 

Conheçam a Professora Dra. Ariana Cosme nesta entrevista sobre “Práticas promotoras de cooperação entre alunos “

“Os professores ensinam não somente por meio do que sabem, mas por meio do que são, como pessoas”   Miguel Zabalza