BREVE AUTOBIOGRAFIA

por Maiza Taques Margraf Althaus

 
"Adquire sabedoria, adquire perspicácia, não te desvieis de meus conselhos. Não abandones a sabedoria, ela te guardará; ama-a, ela te protegerá".
(Provérbios 4: 5-6).
 

Minha história tem seu princípio muito antes de meu nascimento, nos eventos que fizeram com que meus pais estivessem naquele lugar, naquela data... Não obstante eu saiba exatamente a história toda, cabe aqui dizer apenas que nasci em Ponta Grossa, Paraná, na linda região dos Campos Gerais. Foi um ano marcado pela fantástica ida do homem à Lua. Meus pais encontraram nesta cidade um local tranquilo para trabalhar e criar seus quatro filhos, dois meninos e duas meninas - incluindo eu.

Infância: a fase das pequenas grandes decisões! Ser professora sempre foi meu desejo. Acompanhando o trabalho que minha mãe Zulmeia desenvolvia numa escola pública em minha cidade, o cotidiano da prática pedagógica me fascinava! Desde então, já me via no ofício de ensinar. Minhas singularidades sendo desvendadas...

Numa época de selar destinos, casei-me com Sergio Augusto Althaus, de cuja união nasceram dois maravilhosos filhos - Bruno e Giana. Olhando para eles, penso que minha trajetória revela muito mais do que a imensa realização pessoal, que por si só seria digna.

Assim, minha caminhada mirou – para além dos passos firmes impressos neste chão ponta-grossense – muitas conquistas profissionais.

Ao decidir a carreira que desejava seguir, cursei o Magistério (Ensino Médio) no Colégio Sagrada Família. Na continuidade, graduei-me em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional (UEPG). Realizei o Mestrado em Educação (UEPG), sob orientação da professora Dra. Lilian Anna Wachowicz; depois, cursei o Doutorado em Educação (PUC/PR), orientada pelo professor Dr. Ricardo Tescarolo.

Grandes mestres, com quem muito aprendi! Aqueles que marcam para a vida e deixam no coração dos orientandos traços indeléveis.

No decorrer dos anos, trabalhei como professora em escolas públicas e particulares. Na UEPG, sou professora desde 1991, atuando no ensino de Didática, no Departamento de Pedagogia. Desenvolvo pesquisas com temas voltados para a Didática na formação de professores e para a Docência universitária. Além dos cursos de Licenciaturas, também ministro disciplinas voltadas para a formação pedagógica para a docência universitária, em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Atualmente, coordeno o Programa DES “Docência no Ensino Superior”, na UEPG, que tem sido uma experiência desafiadora, pois minha pesquisa no Doutorado teve este tema como objeto de estudo.

Dentre artigos, capítulos de livros e livros, em 2016, publiquei a obra intitulada: “Docência universitária: saberes e cenários formativos” (Editora Todapalavra), na qual defendo a necessidade de se potencializar a promoção da formação pedagógica dos professores para o ensino de graduação, com vistas à sua valorização em diferentes cenários formativos.

Adoro minha profissão, pois sei que, por meio do meu trabalho, posso fazer a diferença na vida das pessoas. Ah, essa maneira de acolher todos os meus alunos, fazendo-os sentir – cada um deles – especiais... Identifico-me com professores que, como eu, são capazes de individualizar a ligação que têm com eles, tratando-os de forma absolutamente única.

Afinal, como nos ensina Steiner, "Bons professores, incendiários das almas nascentes de seus alunos, podem ser mais raros do que artistas virtuosos ou que sábios" (George Steiner, “Lições dos mestres”, 2005, p. 31.).

Eis o desafio!

Contato

Por favor, deixe sua mensagem. Assim que possível, responderei seu e-mail. Muito obrigada, Professora Maiza Taques Margraf Althaus.

Ponta Grossa